quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Enxuga as lágrimas, esboça um sorriso. E segue. (ao som de "Chan Chan", by Buena Vista Social Club)

Música acessível em:
http://www.youtube.com/watch?v=UhHWhRTkVBE
Enxuga as lágrimas, esboça um sorriso.
E segue.
Sobe a ladeira, desce a ladeira, vira à direita.
Pensa: Será que os processos de desterritorialização-reterritorialização pertinentes ao modo de subjetivação capitalístico encontram ressonâncias com o pensamento de gênero literário de Bakhtin, quando conjugado com o conceito de atividade de Leontiév?
Segue.
Faz sinal para ônibus. Avisa que pagará com dinheiro. Passa pela roleta. Dirige-se a um dos bancos. Senta. Abre a bolsa e pega o dinheiro. Deixa a bolsa, dirige-se ao trocador. Paga. Volta para o banco, senta. O sinal abre.

Segue.
Pensa em um, dois, três amores. Cantoras, psicólogas frígidas, filósofas, psicólogas deambulantes. Lembra que só quem trabalhou com Saúde Mental fala “deambulantes”. Olha para o vendedor de paçoca, do lado de fora do ônibus.
Segue.
Pensa na qualidade da maior parte dos trabalhos de ciência. Pensa na maior parte dos trabalhos de ciência do Brasil. Pensa na maior parte dos trabalhos de Psicologia feitos no Brasil. Pensa que é muuito difícil mudar isso. Pensa em como a arte produz bem neste país. Pensa sobre os motivos de ter abandonado a música em favor da psicologia. Lembra-se dos seus escritos. Suspira.
Segue.
Olha a ponte. Olha a Baía de Guanabara. Pensa na poluição da Baía de Guanabara. Vê o peixe pulando na água. Sorri. Olha para frente. Olha para a janela, novamente. Pensa como fica a cidade sob esta chuva rala. Olha em direção ao Cristo Redentor eclipsado sob as nuvens. Pensa como fica bonita a cidade sob esta chuva rala, vista da ponte. Pensa na Praça da Bandeira. Lembra-se da bandeira rasgada. Lembra-se de vidas rasgadas, próximas à Praça da Bandeira. Recorda o que acontece com a Praça da bandeira, quando chove razoavelmente na Praça da Bandeira. Recorda que terá de passar pela Praça da Bandeira ao retornar.
Segue.
Encosta a cabeça no vidro da janela do ônibus. Adormece. Acorda. Levanta. Pega a bolsa. Caminha em direção à porta da frente do ônibus. Deseja bom dia ao motorista. Desce do ônibus. Vira à esquerda.

E segue.

Sem comentários: