segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Trago noturno de um aprendiz de namorado (ao som de "Good Bait" by Nina Simone)

Música acessível em: 

https://www.youtube.com/results?search_query=nina+simone+good+bait


Trago noturno de um aprendiz incomodado. Olhando à cachaça no copo ao lado, volta-se para os alfarrábios, e tenta adivinhar o conteúdo das partes que faltam da receita, devoradas por vermes e fungos e tempo e mãos inábeis.

Trago noturno de um aprendiz determinado. Ansioso por seguir a receita, ansioso por não desapontar sua seita, ele compila, compara... receitas para efeitos semelhantes, receitas para efeitos simétricos... Seus pensamentos lhe queimam a mufa e reduzem em eficácia.

Trago noturno de um aprendiz educado. Que faz cálculos, que compara metas, métodos, efeitos, tratados. Que suspira, cansado, pensando em aprontar um bom resultado, para assim poder reduzir seu fardo.
 
Toma outro gole, e outro suspiro. Vai até à janela e a fecha, admira o vento, mas se protege do frio. Está cansado, irritado, apressado, sempre apressado, quase desesperado. Acha que não vai conseguir, toma outro gole, contempla o acaso. Seu fracasso.

E senta.

Trago noturno de um aprendiz embriagado. Que que desiste de tentar, e admira os ingredientes ali em sua frente, e faz piadas em sua voz interior sobre as diferentes propriedades de cada um deles.

Resolve brincar, para se distrair, combinando coisas que (bem dizem nos livros) não deveriam ser combinadas, mas parecem agradavelmente bonitas juntas, àquela hora erma e ébria da noite.


Trago noturno de aprendiz inspirado. A brincadeira toma consistência na noite, surgem efeitos interessantes, e desinteressados. Não mais preocupado em produzir resultados, o aprendiz cria. Não mais preocupado em atingir metas, ele pratica. E se liberta.



Trago noturno de um mestre embrionário. 

Sem comentários: