terça-feira, 30 de junho de 2009

Acerca dos paradoxos provocados pela experiência da felicidade. (ao som de “Black is the colour of my true love’s hair, by Nina Simone)

Música acessível em: http://www.youtube.com/watch?v=9B_Eimetq00

Chuva de inverno lá fora, tempo tranqüilo. Noite. Biscoitos, chá-mate e pasta de soja com ervas finas. A luz do abajur ilumina o PC, sala escura.

Estou escrevendo aqui só porque você me disse que eu não escrevia há muito tempo. Você sabe que estou falando de você, e com você. Obrigado pelo comentário, que me faz escrever em outras formas que não a científica. Há tempos desejava escrever um texto sobre o outono, e essas notas outonais saem então, aqui, tardias, em um cinza sábado de junho. Os dourados raios do sol de inverno padecem detrás de uma nuvem ou outra, diversos tons de cinza que se estendem pelo céu.

Chá mate ao meu lado, pausa da escrita de artigo científico. Eu estou em uma ótima fase profissional e pessoal. Posso dizer que nunca estive tão feliz em minha vida. Mas, paradoxalmente, às vezes sinto falta de tempo para mim mesmo. Feliz e asfixiado. Feliz e infeliz. Por um lado, encantado com a exuberância de uma aventura do pensamento. Por outro, asfixiado como se esta aventura do pensamento se passasse em um labirinto.
Cansa-me não só o trabalho, mas também as falas das pessoas como se eu me ausentasse delas e somente delas. Será que elas não pensam que eu também me canso? As falas são sempre falas de pedintes de atenção... Será que elas não percebem que isso também me afeta, que estou trabalhando demais?

Eu quero férias. Do trabalho, das pessoas, de tudo. Preciso respirar. Uma boa solidão.
Às vezes penso no futuro... Mas ele me parece tão imprevisível que tenho procurado viver um dia de cada vez.

Se estivesse de tarde, iria caminhar um pouco, mas a preguiça e o trabalho me prendem em frente ao PC, para continuar o artigo. Quando forem 21 horas, vou fazer minha noturna caminhada diária. Táticas para não engordar em um trabalho sedentário.

“O segredo é, manter-se no estado de partida, mesmo ao chegar. Economiza-se em apresentações e despedidas”.

E vocês? O que vocês andam fazendo de suas vidas?

Até o próximo texto.
Um abraço. Gole de mate, salvo este texto, volto ao trabalho
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro amigo, me surpreende a forma como você encaixa música e postagem. É sempre um prazer passar por aqui.

"A viagem não requer explicações, apenas passageiros. É aí que entram vocês. É como se chegássemos ao planeta com uma caixa de lápis de cera. Pode-se ganhar a caixa de 8, ou a de 16… mas o segredo é o que você faz com eles e as cores que lhe foram dadas. Não se preocupe em colorir somente dentro das linhas. Pinte por fora das linhas e fora da página!"

Waking life é genial.

um grande abraço